Pular para o conteúdo principal

A real identidade da calvície

   

A real identidade da calvície

...e como a testosterona age na cabeça


( Trechos tirados da revista Galileu, outubro/2015)


    O nome verdadeiro da calvície é alopecia andro-genética. " É uma condição determinada geneticamente e associada  a fatores hormonais, na qual ocorre um afinamento gradual e progressivo dos cabelos, atingindo ambos os sexos", explica o dermatologista Francisco Le Voci, do hospital Israelita Albert Einstein. "Esse afinamento acontece devido à diminuição e o enfraquecimento dos folículos pilosos (raiz) e pode levar a uma redução significativa da densidade dos cabelos.
   Logo, quem pensa em cabelos escoarem pelo ralos, se precipita tanto quanto os próprios fios suicidas. A queda de até 200 fios por dia é considerada normal. " Uma pergunta que a gente sempre faz ao paciente preocupado com a calvície é se o cabelo está caindo, ou se está dimimuindo de de volume. Na alopecia andro-genética, a tendência é que eles fiquem cada vez mais finos, em vez de cair em grande quantidade.", diz a dermatologista Enilde Borges, da UNIFESP.
   O problema da perda de cabelo está associado ao hormônio sexual masculino testosterona. É por isso que, na terceira idade mais de 80% dos homens terão calvície, segundo a dermatologista Fátima Ruiz , do hospital São Paulo.
   Isso não quer dizer quer as mulheres saiam ilesas. Em ambos os sexos, os sinais podem começar logo na adolescência e progredir lentamente com o passar do tempo.

   Esta ilustração é um tipo de idade do cabelo:


Alopecia Areata
O cabelo cai por áreas, formando buracos e pode atingir cílios e sobrancelhas. É uma doença autoimune que pode ser desencadeada por fatores infecciosos, hormonais emocionais.

Alopécia Cicatricial
É uma doença grave que impede o nascimento dos novos fios, gerada por processos inflamatórios que destroem o folículo capilar. Entre as doenças que geram esse padrão de queda está o lúpus (HIV, Sífilis).

Alopecia Fibrosante Frontal
Comum entre as mulheres faz a linha da frente sofrer um retrocesso simétrico e progressivo, podendo chegar até o meio da cabeça.

Alopécia por Tração
O alongamento de cabelos frequentemente sem intervalos a cada colocação ou por um longo período após 3 anos de uso consecutivos, pode causar este tipo de  calvície..

Se realmente o cabelo é a moldura do rosto, como afirmam os cabeleireiros dos programas de transformação na TV, ao perdê-lo algumas pessoas se sentem como um quadro pintado por um orangotango. A calvície está ligada a problemas mentais porque afeta a percepção da pessoa quanto a si mesmo. " A alopecia tem poucos efeitos físicos nocivos, mas pode levar à consequências psíquicas. Incluindo altos níveis de ansiedade e depressão ", afirmam os psicólogos Nigel Hunt e Sue McHale no livro Coping with Alopecia (" lidando com alopécia" em tradução livre). Ainda assim, é possível sentir-se bem com a calvície - por isso, alguns especialistas descordam do termo "doença" ao tratar do problema.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PARA ALÉM DA ESTÉTICA

  Um estudo não apenas sobre as tranças de forma técnica, mas cultural, matemática, milenar, contemporânea e psicológica. https://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/8_Luane%20Bento%20dos%20Santos.pdf https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/04/07/trancaterapia-ela-venceu-a-depressao-e-agora-ajuda-mulheres-a-empreender.htm

Conheça os tipos de perucas

Full Lace A Full Lace é um tipo de peruca com a base toda em lace (tela). Ela é feita fio à fio, o que deixa ela bem natural pois parece que os fios saem do seu couro cabeludo. Ela é a peruca ideal para quem quer naturalidade e gosta de fazer diversos. Por proporcionar naturalidade tem um valor mais alto em comparação com os outros tipos. Wig É muito parecida com a peruca normal tradicional, só que em uma versão mais moderna. Ela não contem tela que imita o couro cabeludo e é   mais recomendada para as mulheres que tem costume de usar o cabelo sempre solto, pois quando amarrado não demostra tanta naturalidade, tudo depende da marca da wig nessas horas.   Half Wig ou Full Cap É uma meia peruca, ou seja você precisa utilizar a parte da frente do seu cabelo para fazer a mesclagem. É indicado para mulheres que que querem disfarçar o uso da peruca e tem um preço não muito caro dependendo da marca. Não é indicado para quem não tem cabelo. As perucas são ót...

Como disfarçar a raiz durante o processo de transição ?

Uma grande dificuldade das mulheres que iniciam a fase de transição, é primeiro aceitar o novo visual, seja ele por big chop, seja na paciência de esperar as madeixas crescerem até que esteja grande o suficiente para cortar. O problema está em como disfarçar aquele cabelo até então indefinido e em fase de adaptação. Separamos algumas dicas para que você arrase no visual, continue no processo de transição sem perder o charme e se sentindo linda. USE E ABUSE DA TRANÇAS As tranças afro, ou nagô como alguns chamam, estão super em alta! Além de poder abusar nas cores e nos modelos ela disfarça super bem a raiz e ao contrário do que alguns dizem NÃO danificam o cabelo. Lógico que é crucial fazer esse tipo de trabalho com um profissional capacitado, pois é trabalho mal feito que danifica, não a técnica! Os métodos rasteirinha e boxeadora também são lindos e estão super na moda.  Conselho do dia: Fale com a Dea Reis Hair ou assista os videos no Kwai (Cabelos da Déda) ...