Pular para o conteúdo principal

A real identidade da calvície

   

A real identidade da calvície

...e como a testosterona age na cabeça


( Trechos tirados da revista Galileu, outubro/2015)


    O nome verdadeiro da calvície é alopecia andro-genética. " É uma condição determinada geneticamente e associada  a fatores hormonais, na qual ocorre um afinamento gradual e progressivo dos cabelos, atingindo ambos os sexos", explica o dermatologista Francisco Le Voci, do hospital Israelita Albert Einstein. "Esse afinamento acontece devido à diminuição e o enfraquecimento dos folículos pilosos (raiz) e pode levar a uma redução significativa da densidade dos cabelos.
   Logo, quem pensa em cabelos escoarem pelo ralos, se precipita tanto quanto os próprios fios suicidas. A queda de até 200 fios por dia é considerada normal. " Uma pergunta que a gente sempre faz ao paciente preocupado com a calvície é se o cabelo está caindo, ou se está dimimuindo de de volume. Na alopecia andro-genética, a tendência é que eles fiquem cada vez mais finos, em vez de cair em grande quantidade.", diz a dermatologista Enilde Borges, da UNIFESP.
   O problema da perda de cabelo está associado ao hormônio sexual masculino testosterona. É por isso que, na terceira idade mais de 80% dos homens terão calvície, segundo a dermatologista Fátima Ruiz , do hospital São Paulo.
   Isso não quer dizer quer as mulheres saiam ilesas. Em ambos os sexos, os sinais podem começar logo na adolescência e progredir lentamente com o passar do tempo.

   Esta ilustração é um tipo de idade do cabelo:


Alopecia Areata
O cabelo cai por áreas, formando buracos e pode atingir cílios e sobrancelhas. É uma doença autoimune que pode ser desencadeada por fatores infecciosos, hormonais emocionais.

Alopécia Cicatricial
É uma doença grave que impede o nascimento dos novos fios, gerada por processos inflamatórios que destroem o folículo capilar. Entre as doenças que geram esse padrão de queda está o lúpus (HIV, Sífilis).

Alopecia Fibrosante Frontal
Comum entre as mulheres faz a linha da frente sofrer um retrocesso simétrico e progressivo, podendo chegar até o meio da cabeça.

Alopécia por Tração
O alongamento de cabelos frequentemente sem intervalos a cada colocação ou por um longo período após 3 anos de uso consecutivos, pode causar este tipo de  calvície..

Se realmente o cabelo é a moldura do rosto, como afirmam os cabeleireiros dos programas de transformação na TV, ao perdê-lo algumas pessoas se sentem como um quadro pintado por um orangotango. A calvície está ligada a problemas mentais porque afeta a percepção da pessoa quanto a si mesmo. " A alopecia tem poucos efeitos físicos nocivos, mas pode levar à consequências psíquicas. Incluindo altos níveis de ansiedade e depressão ", afirmam os psicólogos Nigel Hunt e Sue McHale no livro Coping with Alopecia (" lidando com alopécia" em tradução livre). Ainda assim, é possível sentir-se bem com a calvície - por isso, alguns especialistas descordam do termo "doença" ao tratar do problema.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os tipos de perucas

Full Lace A Full Lace é um tipo de peruca com a base toda em lace (tela). Ela é feita fio à fio, o que deixa ela bem natural pois parece que os fios saem do seu couro cabeludo. Ela é a peruca ideal para quem quer naturalidade e gosta de fazer diversos. Por proporcionar naturalidade tem um valor mais alto em comparação com os outros tipos. Wig É muito parecida com a peruca normal tradicional, só que em uma versão mais moderna. Ela não contem tela que imita o couro cabeludo e é   mais recomendada para as mulheres que tem costume de usar o cabelo sempre solto, pois quando amarrado não demostra tanta naturalidade, tudo depende da marca da wig nessas horas.   Half Wig ou Full Cap É uma meia peruca, ou seja você precisa utilizar a parte da frente do seu cabelo para fazer a mesclagem. É indicado para mulheres que que querem disfarçar o uso da peruca e tem um preço não muito caro dependendo da marca. Não é indicado para quem não tem cabelo. As perucas são ót...

Boné: Como limpar?

No texto de hoje vamos falar sobre como limpar o seu boné. O boné é um item essencial no guarda-roupa de homens e mulheres, pois nos protege do sol e da um ar super estiloso e esportivo ao nosso look. No post anterior já desvendamos os mitos e as verdades sobre a utilização do boné. Hoje vamos falar sobre a limpeza dele. Algumas pessoas ainda estragam muitos bonés ao coloca-los na maquina de lavar roupa, o que é extremamente PROIBIDO. Ao colocar o seu boné na maquina de lavar ele fica deformado e pode perder a cor também. Então separamos duas dicas de como você pode limpar o seu boné sem estraga-lo. Dica 1-  Utilize um pano úmido com sabão neutro para limpar o seu boné Retire todo excesso de sabão, com um pano úmido limpo Passe um pano seco para retirar um pouco do excesso de umidade Deixe secar, FORA do sol (secar o boné no sol degrada as fibras e endurece o tecido) Dica 2- Você pode contar com produtos próprios para essa limpeza. A Dea Store em breve ...

PARA ALÉM DA ESTÉTICA

  Um estudo não apenas sobre as tranças de forma técnica, mas cultural, matemática, milenar, contemporânea e psicológica. https://dippg.cefet-rj.br/pprer/attachments/article/81/8_Luane%20Bento%20dos%20Santos.pdf https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2019/04/07/trancaterapia-ela-venceu-a-depressao-e-agora-ajuda-mulheres-a-empreender.htm